top of page
Foto do escritorjosianysalache

Africanos defendem hegemonia na 99ª Corrida Internacional de São Silvestre

São Paulo/SP - Em 2010, Marílson dos Santos se tornou tricampeão da Corrida Internacional de São Silvestre. Foi a última vitória brasileira na Corrida de Rua mais tradicional da América Latina. De lá para cá, são 12 vitórias consecutivas dos corredores africanos.



Foto: Joca Duarte/Mochila Press/Gazeta Press
Foto: Joca Duarte/Mochila Press/Gazeta Press

O domínio nesse período trouxe junto uma rivalidade: Quênia versus Etiópia. Os dois países mais consagrados da corrida de rua possuem retrospecto parelho: são seis vitórias quenianas e cinco dos etíopes. Será que teremos um empate no próximo dia 31/12, na 99ª edição da Prova? Tem outros países na briga!


Na Elite Masculina, o Quênia é o país estrangeiro com mais representantes. São quatro. Entre eles, Wilson Too, que chega com a melhor credencial do pelotão. Ele conquistou o 2º lugar na Meia Maratona de Bilbao deste ano com 1h01min24s. Os outros quenianos são Wilson Mutua Maina (3º na Volta da Pampulha 2024), Peter Mbogo Wangema e Nicolas Kosgei, campeão da Maratona de São Paulo 2024. Eles trabalham pela conquista do 18º título queniano em São Paulo desde 1992.


Pelo lado etíope, apenas uma carta: Gizealew Ayana, campeão da Maratona de Paris 2023. Uganda, campeã em 2022, com Andrew Kwemoi, quer repetir o gostinho e, para isso, conta com: Maxwell Kortek Rotich, atual campeão da Maratona de Porto Alegre, Moses Kibet e Phillip Kipyeko. Estes dois últimos subiram no pódio da Volta da Pampulha, dias atrás. Já a Tanzânia concentra suas esperanças nas passadas largas de Joseph Pang, vice-campeão da São Silvestre de 2022.

Entre as mulheres, a hegemonia africana é ainda maior, desde 2006. O Quênia tem 18 vitórias no feminino. Etiópia tem 4. No pelotão 2024, destaque para a etíope Kasanesh Base e as quenianas Agnes Keino, Cynthia Chemweno, Salome Chepchumba, Vivian Kemboi e Viola Kosgei. Esta última, foi pódio da São Silvestre em 2023 e vive grande fase. A Tanzânia tem a veloz Anastasia Dolomongo Ng’Ombengeni (32min05s12) como aposta. Completa a legião estrangeira a colombiana Laura Morales e a veterana ugandense Emily Chebet, terceira colocada na Maratona de São Paulo deste ano.

Confira a lista de inscritos na Elite A e B (destaque para os estrangeiros):

Elite A Masculina


Gizealew Ayana (Etiópia)

Joseph Tiophil Panga (Tanzânia)

Maxwell Kortek Rotich (Uganda)

Moses Kibet(Uganda)

Phillip Kipyeko (Uganda)

Nicolas Kiptoo Kosgei (Quênia)

Peter Mbogo Wangema (Quênia)

Wilson Mutua Maina (Quênia)

Wilson Too (Quênia)

Alequessandro Paula Da Silva

Alexandre Neves Teles De Sousa

Antônio Marco Pereira De Araújo

Ederson Vilela Pereira

Edson Amaro Arruda Dos Santos

Edson Aparecido Emidio

Fabio Jesus Correia

Fábio Rodrigues De Souza Cordeiro

Fernando Augusto Rodrigues Da Silva

Gleison Da Silva Santos

Glenison Gilbert De Carvalho

Gustavo Barros De Souza

Joao Marcos Santos Ferreira

José Marcio Leão Da Silva

Johnatas De Oliveira Cruz

Joilson Bernardo Da Silva

Justino Pedro Da Silva

Kauê Orvalho De Almeida Domingues

Leonardo Santana De Olinda

Lucas Paulo Ferreira Barboza

Maicon Douglas Da Silva Mancuso

Pedro Ferreira Silva

Rafael Almeida Silvestre

Ronald Jeferson De Arruda Lopes

Samuel Souza Do Nascimento

Walace Evangelista Caldas

Wellington Bezerra Da Silva

Wendell Jerónimo Souza

Wilson Alves De Araujo Junior


Elite B Masculina


André Alberi De Santana

André Dos Santos Santana

Antonio Kennedy De Sousa Lima

Clayton Elias Gomes

Cleber Peixoto Pereira

Cicero Felix Da Silva

Gilvan Da Silva Ferreira

Ivanildo Dias De Souza

Jefferson Assis De Souza

Kristhian Lopes Pereira Da Silva

Leonardo Willrich Padilha Padovany

Lucas Simões De Oliveira

Michael Gabriel Da Silva Trindade

Noel Dos Reis Alves Silva

Pablo Fagundes Da Costa

Renato José Da Silva Santos

Renilson Vitorino Da Silva

Tiago Dantas Dos Santos Silva

Willdeberg Claudino Dos Santos


Elite A Feminina


Agnes Keino (Quênia)

Anastazia Dolomongo Ng'ombengeni (Tanzânia)

Cynthia Chemweno (Quênia)

Laura Manuela Espinosa Morales (Colômbia)

Salome Chepchumba Masobo (Quênia)

Viola Jelagat Kosgei (Quênia)

Emily Chebet (Uganda)

Alice Yuri Lima Fonseca

Ana Catarina Amâncio De Oliveira Ribeiro

Anastácia Rocha Pereira

Anastazia Dolomongo Ng'ombengeni

Andreia Aparecida Hessel

Franciane Dos Santos Moura

Gabriela De Freitas Tardivo

Jeane Barreto Dos Santos

Jessica Ladeira Soares

July Ferreira Da Silva Abrão

Kleidiane Barbosa Jardim

Larissa Marcelle Moreira Quintao

Maria Lucineida Da Silva Moreira

Mirela Saturnino De Andrade.

Mirlene Da Silva Dos Santos

Nubia De Oliveira Silva

Pedrina Silva Vieira

Renata Moreno Dos Santos

Salome Chepchumba Masobo

Susane De Araújo Martins

Tatiane Raquel Da Silva

Valdilene Dos Santos Silva


Elite B Feminina


Vivian Jerop Kemboi (Quênia)

Alice Maria Lins Costa

Antonia Sandra Aragão Vieira

Daiana Justino Dos Santos

Franciele Monalisa Dos Santos Firme

Janine Rodrigues De Oliveira

Jessica Ladeira Soares

Karina Franzin

Patricia Miranda Rodrigues Ribeiro Martins

Mary Emannuella Da Costa Oliveira

Regiane Braga De Souza


EXPO NA BIENAL DO IBIRAPUERA

Com entrada gratuita, a Expo da 99ª Corrida Internacional de São Silvestre acontece este ano na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n). Serão quatro dias de exposição (27, 28, 29 e 30/12) com grandes marcas da corrida de rua e uma série de atrações para quem vive o esporte.

A entrada de veículos é pelo portão 3. Entretanto, a recomendação é pelo uso de transporte público, táxi ou veículo de aplicativo. Ao todo, são 37.500 corredores inscritos na Corrida, que visitarão a Expo para retirada do kit da Prova. O corredor precisa ter em mãos um documento original com foto e o protocolo de confirmação enviado por e-mail.

O Guia do Atleta com todas as informações está disponível no site: www.saosilvestre.com.br

A Corrida Internacional de São Silvestre é uma realização e propriedade da Fundação Cásper Líbero com Patrocínio Máster ASICS e CAIXA Governo Federal. Patrocínio Powerade e Stanley. Apoio Newon e Comgás, Innside, Sabesp e Montevérgine. Promovida pelo site Gazeta Esportiva e com organização técnica da Vega Sports, a Prova tem apoio especial da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Turismo da Cidade e Governo do Estado de São Paulo. A transmissão ao vivo é das TVs Gazeta e Globo.

SOBRE NOSSOS PARCEIROS

ASICS: “A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de "Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são), e oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte”


CAIXA e Governo Federal: "É a CAIXA promovendo o esporte, a corrida de rua e o entretenimento para todos. CAIXA. É por você. É por todo o Brasil."

POWERADE: “Powerade, marca do portfólio Coca-Cola FEMSA Brasil responsável por fornecer hidratação avançada antes, durante e após as atividades físicas, marca presença na 99ª Corrida Internacional de São Silvestre pelo segundo ano seguido. A parceria envolve a distribuição de 40 mil unidades do isotônico, ativação instagramável durante a retirada dos kits e a participação de influenciadores.”

COMGÁS: "A Comgás atende mais de 2,6 milhões de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo e possui mais de 22 mil quilômetros de rede de distribuição de gás encanado, abastecendo os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo."

NEWON: “A Newon é um centro de excelência esportiva voltado para a melhora de qualidade de vida e performance de esportistas. Oferece equipamentos de última geração, equipe multidisciplinar com médicos, nutricionistas, preparadores físicos, fisioterapeutas e outros profissionais especializados no esporte e conta com exames, avaliações, testes e recovery, tudo em um só lugar”.

INNSIDE: "INNSiDE São Paulo Iguatemi e INNSiDE São Paulo Itaim são a hospedagem oficial dos atletas da 99º Corrida Internacional São Silvestre, localizados no bairro do Itaim Bibi, são hotéis projetados para mentes criativas e curiosas que buscam se desconectar ou se reconectar com viajantes que compartilham o mesmo estilo de vida. Oferece aos seus hóspedes tudo o que necessitam para um descanso merecido, gastronomia, academia, sauna e programa pet friendly para seu fiel CÃOpanheiro, tornando sua estada única”

STANLEY: “A Stanley - marca líder em produtos térmicos projetados para a manutenção eficiente e prolongada da temperatura - fará parte da São Silvestre oferecendo benefícios para todos os participantes. Tendo em seu portfólio os itens mais adequados para cada momento e atividade, a Stanley celebra a vida e a prática de esportes ao ar livre, com produtos que contribuem para a melhor performance dos atletas, sejam eles profissionais ou amadores."

BIENAL: "A Fundação Bienal de São Paulo é uma instituição privada sem fins lucrativos e vinculações político-partidárias ou religiosas, cujas ações visam democratizar o acesso à cultura e estimular o interesse pela criação artística. A Fundação realiza a Bienal de São Paulo e suas mostras itinerantes por diversas cidades do Brasil e do exterior, é guardiã do Arquivo Histórico Wanda Svevo e do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, e organiza as representações brasileiras nas Bienais de Veneza de arte e arquitetura.

TRT: “Somos integrantes do TRT de São Paulo, de um Subcomitê que aborda o combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem. Buscamos conscientizar a população sobre o tema, na Campanha CORRA CONTRA O TRABALHO INFANTIL."

MONTERVÉRGINE: A Montevérgine está no mercado a mais de 60 anos (desde 1963) produzindo torrones, bombons, rolinhos de wafers e barras de cereais para distribuição em todo o Brasil e para mais de 20 países. Tendo o Torrone reconhecido pelos atletas como uma ótima opção para reposição de energia após as provas ou treinos, a Montevérgine possui também uma linha diversa de produtos de alta qualidade para atender toda a família. Montevérgine: uma doce tradição.

 

Fonte: Leandro Bittar (Assessoria de Imprensa Vega Sports)



Comentarii


bottom of page